quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O PAPEL DA FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO E NA ESCOLA

          Conforme já falado, assim como na sociedade a filosofia é muito importante, tanto mais na educação e na escola, por que? Porque a educação é o tornar-se homem de cada pessoa de um mundo em crise.
           Infelizmente tanto a educação quanto à escola sofrerão o impacto dos problemas existentes na sociedade,  por isso não há como um educador, instituição educar fora deste "mundo", o colocar-se a margem dele; pelo contrário nos enquanto vivendo a realidade educacional e escolar, iremos mais uma vez filosofar-refletindo rigorosa, radical e globalmente sobre os problemas educacionais.
            Sobre que problemas educacionais devemos filosofar?
Com certeza são muitos: começando pelo o que é hoje "tornar-se homem no Brasil", só  assim vamos esclarecer um marco referencial, atingindo coerência e eficácia. Além disso precisamos pensar em que teoria, métodos e técnicas iremos utilizar enquanto educadores.
             Todo educador deve filosofar, pois esta é a norteadora de todo processo educativo. Nós precisamos refletir sobre quais os problemas abalam nossa escolas e nossos alunos, e a partir daí, formar uma visão de mundo, sendo críticos a fim de estabelecer princípios e valores que além de orientar nossa vida irão nos auxiliar em nossa prática docente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário